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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vejam alguns alimentos que ajudam a melhorar o humor!!


Rico em ômega 3, um ácido graxo essencial poli-insaturado, o salmão também pode ser útil para melhorar o humor 

O chocolate é uma fonte de triptofano, de teobromina (que tem efeito estimulante) e magnésio (que melhora o humor), além de ajudar no relaxamento. Diversos estudos comprovam que o magnésio ajuda a aliviar os sintomas de estresse e do mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual. O ideal é não consumir mais que 30 g ao dia e preferir as versões com 70% de cacau





O café ameniza sintomas da depressão pela ação da cafeína no sistema límbico, mas altas doses podem afetar o humor negativamente, além de elevar a pressão e a adrenalina. O recomendado é que se consuma em média três xícaras ao dia (300mg de cafeína)


Alface fz bem mas isso já é exagero hehe

Além de ter vitamina A, C, niacina, cálcio, fósforo e ferro, a alface também possui lactucina e lactupicrina (encontradas principalmente nos talos das folhas), substâncias que amenizam a irritação, atuam como calmante e podem ajudar em casos de insônia



O abacate é rico em beta sitosterol, uma substância que regula o cortisol (hormônio do estresse). Além disso, possui magnésio e fibra, melhorando o funcionamento intestinal, o que também ajuda bastante a manter o bom humor



A aveia contém altas doses de triptofano, que auxilia a liberação de serotonina - substância responsável por produzir sensações agradáveis, como felicidade e bem-estar - aliviando os sintomas de depressão e insônia 



Cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, a banana fornece energia e, graças aos carboidratos, ao potássio, ao magnésio e à biotina, o alimento ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar o bom humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina. A piridoxina (vitamina B6), também presente na fruta, atua nas reações metabólicas dos aminoácidos e proteínas como a serotonina ajudando a prevenir a depressão, ansiedade e irritação



A castanha do pará contém selênio, uma antioxidante que ajuda a diminuir o estresse e a depressão



O espinafre (e) e o brócolis contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, que auxiliam no combate à depressão. Além disso, estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao complexo B



O zinco e o selênio, presentes nos frutos do mar, podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. O zinco estimula a atenção e o selênio pode evitar a depressão. Além disso, a falta do consumo de selênio pode levar também à fadiga, dor muscular e fraqueza



Fonte de vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B e com substâncias hidratantes, a laranja é uma ótima pedida em momentos de nervosismo. A vitamina atua na síntese dos principais hormônios do estresse, eliminando seu estoque mais rápido, sendo também eficiente no combate ao estresse e no relaxamento muscular



Tanto a lentilha (e) quanto o grão-de-bico são ricos em magnésio, um nutriente que diminui a ansiedade, promove relaxamento e melhora o sono. A lentilha é também rica em ferro, que também tem propriedades tranquilizantes, e o grão-de-bico contém triptofano, que ajuda na produção de serotonina



O mel contém alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar, sendo recomendado especialmente nas fases pré-menstruais, para diminuir a irritação. Seu índice glicêmico elevado, também favorece uma sensação prazerosa pela maior liberação de serotonina



A pimenta contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido), que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Assim, acarreta a sensação de euforia, diminui o estresse e melhora a depressão. Para o humor, as melhores pedidas são a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari

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