MSN: ludmila_brazil@yahoo.com

Informações sobre My Travel and Cash por favor add
MSN: ludmila_brazil@yahoo.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CÁLCIO


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE ELEMENTO MINERAL PARA O BEM DO SEU ORGANISMO
 
Você sabia que o cálcio é vital na formação e manutenção dos ossos e dentes? E que ele também é importante para a modulação da contração muscular? Pois abaixo vou explicar tintim por tintim a importância do cálcio para seu organismo e que alimentos são ricos nesse mineral.

O cálcio é o quinto elemento mais presente em nosso organismo. Ele responde por até 2% do peso de nosso corpo, sendo que ossos e dentes retêm 99% do cálcio. As células dos tecidos moles, os líquidos extracelulares e o sangue ficam com o ponto percentual restante.

De fato, estão na formação da massa óssea e dos dentes os principais papéis do cálcio, que os protege contra toxinas, como o chumbo. Na parte de modulação muscular, por exemplo, ele também tem grande importância, porque regula os batimentos cardíacos e controla a transmissão de impulsos nervosos.
 
O cálcio tem também importante papel na coagulação sanguínea e impede o surgimento de sintomas de osteoporose e raquitismo, que costumam se manifestar quando há falta desse mineral no organismo. Ele ainda pode até ajudar a evitar o câncer de cólon.
 

CADA UM COM SUA DOSE

O mineral também participa na formação do “cimento intercelular” (tecido intersticial) e ajuda a recuperar os músculos na recuperação da fadiga. Por isso, a falta de cálcio no organismo pode levar à insônia, hipertensão, irritabilidade, redução de memória, formigamento, contrações musculares, taquicardia, unhas frágeis, queda de cabelo e deformidades ósseas.

Vale lembrar que existe um acentuado aumento das necessidades de cálcio na alimentação durante a gravidez e a lactação. A alimentação de adolescentes também deve ser reforçada de cálcio em função das necessidades de crescimento geradas pelo trabalho de formação óssea.

Atletas e mulheres na menopausa também demandam doses mais elevadas de cálcio em função dos menores níveis de estrogênio. Afinal, é o estrogênio que protege nosso esqueleto estimulando o depósito de cálcio nos ossos.

Por outro lado, o excesso de cálcio no organismo também te suas contra-indicações. Pode provocar calcificação excessiva dos tecidos moles e ossos; falência renal, interferência na absorção de ferro e mudanças de comportamento.


OS AUXILIADORES

Normalmente, até 30% do cálcio ingerido é absorvido pelo intestino – retirando gestantes lactantes ou pessoas em fase de crescimento acelerado. O restante é expelido pelo organismo nas fezes e na urina.

Para favorecer essa absorção, há elementos que auxiliam o processo, como proteínas, lactose, a própria acidez do bolo intestinal e a vitamina D. Esta vitamina, aliás, modula a atividade imunológica, embora sua principal função seja mesmo a absorção e utilização do cálcio e do fósforo para a manutenção e desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis.

Por isso, a vitamina D é essencial na prevenção e no tratamento de osteoporose e raquitismo. Tal vitamina está presente em alimentos como leites, peixes (especialmente salmão e sardinha), gema de ovo e derivados enriquecidos.

Interessante saber que toda vitamina D que ingerimos pela alimentação precisa de luz do Sol para ser ativada. Logo, aquela caminhada regular ao ar livre é fundamental. Se você não é adepto do esporte, precisa se expor ao sol da manhã em pelo menos 3 dias por semana. E sempre por 20 minutos.


A FORÇA DO MAGNÉSIO

O magnésio também auxilia na absorção do cálcio no organismo. Encontrando em carnes, vegetais de folhas verdes, frutos do mar, legumes, castanhas e cereais integrais, é um mineral que atua também conta doenças cardíacas, porque estimula o bom funcionamento dos músculos e do coração.

O magnésio também reduz arritmias, pressão arterial, insônia, ansiedade e, claro, tem sua importância para os ossos, além de estar envolvido em mais de 300 sistemas enzimáticos.

Para completar, ajuda também nas funções neurológicas, no metabolismo das gorduras e no processo digestivo. E sua deficiência pode causar câimbras, dores vasculares, nervosismo, fraqueza muscular, mialgias, zumbido ininterrupto no ouvido, hipertensão, alterações coronárias e cerebrais e osteoporose.


 
ONDE ENCONTRAR O CÁLCIO

Voltando ao cálcio, ele pode ser encontrado em uma enorme variedade de alimentos. tradicionalmente, quando falamos desse mineral, a associação imediata é com o leite e seus derivados, como queijo e iogurtes, que têm a fama de ser as melhores fontes de cálcio.
 
Mas existem outras opções. Há uma gama considerável de fontes de origem vegetal que podem ser usadas para uma dieta equilibrada e rica em cálcio – tais fontes podem ter até mais cálcio que o leite em si.

Entre estas opções, estão a amêndoa, o milho, o feijão, o melaço escuro e o sésamo. Couve, brócolis e laranja também são fontes interessantes de cálcio (veja quadro abaixo com lista de alimentos e as dosagens).


No entanto, se você tem dificuldades em manter diariamente uma dieta equilibrada, rica em elementos como cálcio, vitamina D e magnésio, há suplementos alimentares que podem auxiliá-lo na ingestão necessária do mineral para o perfeito funcionamento do corpo humano, como o Forever Calcium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário